top of page

Roca à Conversa sobre a Graça

No dia 12 de Março, pelas 18h30 no Roca Lisboa Gallery, o bairro da Graça foi protagonista de uma conversa sobre a cidade de Lisboa.

Moderador: Pedro Novo – arquiteto

Palestrantes: Catarina Leal – Licenciada em Audiovisual e Multimédia (2008) e com um mestrado em Antropologia, especialização em Culturas Visuais, pela FCSH-UNL (2014), trabalha atualmente na área da comunicação

Nuno Soares – Prof. na Faculdade Nova de Lisboa – Planeamento e Gestão do Território



Motivada pelo trabalho que temos estado a desenvolver no âmbito da cadeira de Design de Comunicação II, que tem como objetivo desenvolver um projeto aplicando as premissas do Social Design, no passado dia 12 de março, assisti a uma conferência sobre o bairro da Graça, na Roca Lisboa Gallery. Esta foi a nona iniciativa de um ciclo de 12 conversas, cada uma dedicada a um bairro de Lisboa e que pretende abordar a perspetiva social, histórica e arquitetónica de cada bairro.

O bairro da Graça é considerado um dos mais belos e antigos bairros da capital portuguesa. No entanto, ao longo dos anos, este bairro tem vindo a deparar-se com alguns problemas, tais como a gentrificação e “turistificação”. Perante um cenário de rendas cada vez mais altas, aliado ao facto de os salários serem baixos para a maioria dos portugueses, o número de despejos disparou. As rendas extremamente altas, dificultam a residência de jovens portugueses no bairro da Graça, o que faz com que essas casas acabem por ser ocupadas por turistas ou transformadas em hostels e alojamentos locais. As recentes obras feitas no largo e nos jardins são apenas em prol do comércio e turismo - com o objetivo de aumentar o passeio para acomodar esplanadas, e não para o beneficio da população residente.




Foi precisamente sobre estes temas que se centrou sobretudo a conferência, sendo que, tanto eu como o meu grupo, tivemos a oportunidade de estar em contato com estas realidades, no exercício “Warm-up” onde nos foi proposto entrevistar os habitantes da Graça, onde a maioria apontava o turismo como sendo a maior problemática do bairro, neste momento.

Foi também falado na conferência sobre um problema muito recente que o bairro se prepara enfrentar – a construção de um condomínio de luxo num logradouro antes cheio de árvores. Sendo a Graça um bairro já por si com poucos espaços verdes, este parece um problema sério a ser resolvido. Deixo aqui o link da noticia: https://ocorvo.pt/moradores-da-graca-contestam-construcao-de-condominio-de-luxo-em-logradouro-antes-cheio-de-arvores/

Na conferência tive a oportunidade conhecer a Sra. Margarida Botelho, que apesar de não ser residente da zona, mostrou ser uma pessoa muito atenta aos problemas que o bairro enfrenta neste momento. Ficou combinada uma entrevista com a mesma, que iremos publicar em breve.

Tive também a oportunidade de falar com a palestrante Catarina Leal, que teve a amabilidade de partilhar as notas da sua apresentação connosco e as quais deixo em anexo.

Apresentação da palestrante Catarina Leal disponível em https://drive.google.com/file/d/1V-ns51o2dgkcmAdys5DZMh3md6B8oK93/view?usp=sharing.

Por Sofiya Voyevoda

bottom of page