top of page

Entrevista a Vera Pontes, arquiteta na Voz do Operário

Dia 14 de março visitámos a Voz do Operário e entrevistámos a arquiteta Vera. Foi uma breve entrevista, cujo principal foco da entrevistada foi o problema dos transportes, mencionados pela mesma.


Quando questionámos os problemas existentes no bairro da Graça, a primeira resposta foram os transportes - só passam dois elétricos: o 28 e o 34 que se encontram quase sempre cheios, impossibilitando muitas vezes que as pessoas entrassem. Nós mesmos, tivémos a oportunidade de estar em contato com esta realidade - elétrico cheio que muitas vezes nem pára por estar já lotado.


Além dos poucos transportes, acrescenta-se a falta de estacionamento, criando o “caos” na zona. Antigamente as pessoas estacionavam nos passeios, e agora a única solução para quem anda de carro, são as bolsas de estacionamento pagas. Está a ser construído um novo parque de estacionamento, mas também este será pago.


Para Vera, este problema tem uma fácil solução: Investir mais em transportes públicos. Mais elétricos e mais autocarros que passem com mais frequência. Deste modo, ela acredita até que, ao usar menos os carros seria possível resolver os dois problemas em simultâneo - o problema de estacionamento e o problema de transportes públicos.


Questionámos ainda o facto de haver poucos espaços verdes ao que nos respondeu dizendo que é uma área histórica e que não vê o que poderia ser feito para solucionar este problema. Acrescentou que os moradores não se interessam por essa questão e que só se preocupam depois de serem realizados projetos. O exemplo disso é a destruição de um logradouro com 0.6 hectares de espaço verde, para uma construção de empreendimento com apartamentos de luxo. Link da notícia em anexo.


No final, ela abordou uma problemática que considera que talvez seja a mais grave atualmente, relacionada com o alojamento. Devido às atuais rendas absurdamente altas, há pessoas que estão a ser obrigadas a abandonar as suas casas. Referiu que as únicas pessoas com capacidade para pagar uma casa daqueles valores são investidores estrangeiros cujo objetivo é comprar para alugar com valores ainda mais elevados. Mostrou ainda uma grande preocupação pelos estudantes que não têm condições para alugar uma casa, ou até um quarto, para que possam estudar perto do estabelecimento que frequentam.


Apesar do foco inicial de Vera ter sido a falta de transportes, por ser um problema que mais a afeta, depois de refletir melhor, concluiu que o maior problema da Graça, atualmente, era o turismo e a crescente inflação das rendas. Problema esse que tem vindo a revelar-se como foco principal e também aquele que é mais mencionado pelas pessoas, de uma forma geral.

bottom of page