top of page

Entrevista a uma moradora da Graça há 33 anos

Mónica vive na Graça há aproximadamente 33 anos. Trabalha num tuk-tuk no âmbito do projeto “Na Rua com Histórias“, uma biblioteca idealizada para todos, em modo itinerante, que pretende levar a literatura a leitores dos bairros de Alfama, Castelo, Graça e Mouraria. Este projeto foi criado por Elsa Serra, contadora de histórias profissional desde 1999, de forma a resolver o crescente isolamento e iliteracia da população.



Num diálogo entre a Sra. Mónica e o grupo G no dia 20 de Março, falou-se em variados temas. Mónica começou por partilhar algumas vivências e curiosidades do bairro da Graça. Contou-nos que existia um tanque no quartel dos bombeiros que era onde todas as crianças do bairro aprendiam a nadar, que atualmente é um parque de estacionamento. Mónica abordou também a questão do turismo, um tema recorrente nas nossas entrevistas. Segundo ela, nos últimos cinco anos o turismo cresceu na Graça, registando-se um enorme crescimento no número de visitantes. Por esta razão, esta tem sido a principal preocupação dos órgãos do governo ao invés dos moradores do bairro, que não parecem ser uma prioridade nas decisões . A questão dos elétricos volta a alarmar a população da Graça, visto que com o aumento do turismo, os mesmos enchem e a população do bairro (que com poucas condições em termos de estacionamento sujeita-se a andar de elétrico) não tem espaço. Outro tema foi o coreto da Graça, que anteriormente era um parque de estacionamento passou depois de uma requalificação a então coreto, mudança esta que grande parte da população não aprova. Mónica explicou-nos ainda outro problema de transporte, nomeadamente o autocarro 734 (faz ligação de Martim Moniz a Santa Apolónia) que alegadamente às terças e sábados não faz essa ligação porque está a decorrer a feira da ladra, na zona do campo de santa clara por onde o autocarro costuma passar para realizar esta rota. Isto faz com que as pessoas fiquem sem transporte nestes dias.

O jardim da cerca é o maior espaço verde de acesso público da zona histórica. É um espaço verde que se situa no interior da cerca do antigo convento da Graça, edifício atualmente ocupado pela Guarda Nacional Republicana.




bottom of page